quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Fica a dica! Texto do livro I - A Mulher que Amou Demais


Uma linda cerejeira que no Japão é chamada de Sakura e sua lição ao cair sobre mim , me contou que existia muito mais que uma história para me ensinar e que eu deveria prestar atenção em todos os sinais que a vida me transmitia através da natureza.
Diz a lenda que a princesa Konohana Sakuya Hime, teria caído do céu próxima ao monte Fuji, transformando-se na bela flor, outra crença diz que ela esta ligada a cultura do arroz, afinal Kura significa "depósito para guardar arroz", que é o alimento base da culinária japonesa e que como a flor é considerado uma dádiva.
Quando chega março os japoneses esperam ansiosos pelo Hanami que quer dizer: "Contemplar as flores" é um costume tradicional da cultura japonesa e todos esperam por esse evento no qual eles , dançam, cantam, apreciam as flores e fazem piquenique, a florada leva em média três dias, todo o Japão fica alerta a previsão do tempo para tentarem saber o dia correto do despertar da linda e exuberante cerejeira.
A flor de cerejeira esta ligada ao código dos samurais, o Bushido que literalmente quer dizer, "caminho do guerreiro", era o código de conduta e modo de vida para os Samurais (a classe guerreira do Japão feudal ), que definia os parâmetros para os Samurais viverem e morrerem com honra. Viver o presente sem medo era o lema dos guerreiros orientais que estavam sempre dispostos a morrer por seus mestres.
Um samurai jamais se entregaria e sempre estava disposto a morrer pela sua honra, de seus antepassados e de seu mestre, um samurai jamais poderia fugir de uma luta, mesmo que ele estivesse só contra um exército, eles estavam sempre ligados a justiça e compaixão pelo seu inimigo mesmo ele estando derrotado ou fraco. Lealdade, etiqueta, educação e noção de gratidão eram coisas aprendidas por eles.
Guerreiro é aquele que por mais marcas que tenha, procura seu caminho e quantas de nós esta a procura desse caminho? Guerreiro é quem tem objetivo mesmo sabendo de suas limitações. Com a consciência desperta aquele espirito guerreiro, atinge a meta e nele existe a vontade de vencer seus medos, anseios e limitações.
Cada uma de nós trilha o próprio caminho escolhido, existem vários, cada uma segue o seu e com consciência de suas melhores habilidades numa luta. Porém ser guerreiro é superar a si mesmo, ser fiel ao que é correto e a sua palavra que vale mais que tudo. Esse caminho não é fácil, é um caminho de luta, devemos ser sinceras e honestas e seguir avaliando nossas vidas, ser fiel a si mesma esta ligado totalmente a dignidade, para guerrear precisa muito mais que vontade, precisa do primeiro passo, precisa de palavra para que custe o que custar seguiremos em frente sem ficar parando no meio do caminho, pois acima de tudo minha força interior é explicada pelo meu caráter na forma de agir comigo e com meu próximo.
O caminho do guerreiro exige conduta em todos os sentidos e ter preguiça é um mal que só no traz derrotas, não se apoie no futuro não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje, não impeça você de superar a si mesma, deixar para manhã a sua decisão de ser mais feliz é aceitar ser derrotada sem ao menos lutar e isso não condiz com o perfil dos guerreiros.
Não esqueça que o guerreiro tem consciência dos conflitos que terá que enfrentar, ele vive o presente sem se preocupar, eles sabem que devem ter consideração consigo e com os que o cercam, pois amanhã ele poderá não vê-los mais, a profundidade de sua alma contempla a sinceridade de olhar a vida de frente sem fugas.
Aquela pequena flor disse isso tudo pra mim naquele instante: Aproveite intensamente cada momento, pois o tempo passa rápido e a vida é curta. As flores representam a efemeridade da vida, mas elas traduzem que tudo é transitório e que vale a pena passar por essa vida sem medo de renascer, que assim como elas tem uma duração tão curta que precisamos levar conosco que o tempo passa rápido.
O amanhã? Deixa para quando você acordar.
Sun Tzu disse sabiamente: Não é preciso ter olhos abertos para ver o sol, nem é preciso ter ouvidos afiados para ouvir o trovão. Para ser vitorioso você precisa ver o que não está visível.

Um comentário:

 Só envelhece quem não tem sonhos. Quem se deita sem um sorriso. Quem deixa de acreditar em novos começos e histórias.  Quem deixa de querer...