segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

A la Rosane assumindo responsabilidades



Assumir a responsabilidade por sua vida. Ser dono da sua história. Ator principal da sua novela.  Infelizmente a grande maioria não assume responsabilidade por sua vida, não são donos da própria história e não são protagonistas de sua novela.
Quando você assume a responsabilidade por você não há razão de culpar o outro, você simplesmente sabe que aquela situação não é para você e se retira. Entretanto com algumas pessoas acontece ao contrário por não assumirem a própria responsabilidade elas fazem da sua vida um espetáculo e culpa o outro por sua infelicidade.

Mulheres que culpam seus maridos por não as fazerem felizes, maridos que culpam suas esposas por não serem perfeitas, mães que culpam seus filhos por não serem como elas desejariam, filhos que culpam seus pais por interferirem em suas vidas e por aí vai.
Isso aconteceu comigo durante 53 anos, eu era uma pessoa que não assumia a responsabilidade em alguns aspectos de minha vida. Achava que era muito boa para assumir responsabilidades do outro, hoje sei que quando assumia responsabilidades que não eram minhas estava tentando tapar o sol com a peneira e buscando aquele famoso tapinha nas costas de que era “boa” por fazer aquilo.

Quando reclamei com uma prima quase  que minha vida foi uma sucessão de fracasso e ela me perguntou: Porque havia permitido fracassar tanto
Fiquei roxa, vermelha, branca e cheguei à conclusão nesse dia que era confortável ser a mocinha da história o tempo todo.
Não busquei ajuda, não fiz nenhum tratamento e não procurei entender o que acontecia dentro de mim, tinha como repertório desculpas famosas: eu não consigo, não tenho tempo, não tenho dinheiro, a síndrome da Gabriela “eu nasci assim, cresci assim, eu sou mesmo assim e muitas outras”.

Aos 52 anos quando entrei para uma recuperação enxerguei o quanto era irresponsável pela minha história e aprendi que doendo ou não, feliz ou não, precisaria pegar as rédeas da minha vida. Nesse dia mudei o rumo do meu destino, encarei o medo, ousei ser de fato a Rosane a Rosa rebelde .

Não é doce e nem confortável assumir que permiti as pessoas em alguns aspectos de minha vida governar por não querer arcar com os resultados ruins.

Todas as nossas escolhas estão sob nossos ombros, esse foi um dos meus maiores aprendizados. Que não esqueço e não quero esquecer. Eu posso mudar uma situação que esta sendo ruim para mim, tenho direito de errar e acertar, se um caminho não esta bom posso mudar a direção e tentar novamente.

Nelson Mandela tem uma frase que diz assim: "Tudo parece impossível até que seja feito".




Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Só envelhece quem não tem sonhos. Quem se deita sem um sorriso. Quem deixa de acreditar em novos começos e histórias.  Quem deixa de querer...