domingo, 19 de julho de 2015

Pare e pense:


Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te. Friedrich Nietzsche






A vida é uma pedra de amolar: desgasta-nos ou afia-nos, conforme o metal de que somos feitos. George Bernard Shaw









"Sabe viver quem dedica um dia ao sonho e outro a realidade". Kurt Donald Cobain






Só o que está morto não muda!/ Repito por pura alegria de viver:/ A salvação é pelo risco,/ Sem o qual a vida não vale a pena!!!/" Clarice Lispector






"Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças." Charles Darwin



"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos". William Shakespeare


“Quanto mais aumenta nosso conhecimento, mais evidente fica nossa ignorância.” John F. Kennedy

























 "O amor é o único jogo no qual dois podem jogar e ambos ganharem." Erma Freesman

Mulher não existe” (Jacques Lacan –psicanalista Frances)




Homem tem medo de mulher, mas poucos admitem isso, porque mulher é maior do que homem, claro que não fisicamente na média, mas no tamanho da alma, da disposição, da luta e da coragem.
Por isso muito macho oprime mulher, por isso muito macho quer humilhar mulher, subjugar a mulher, porque tem medo e usa a força pra dominar, pra na sua cabeça animal usar isso como afirmação de sua (pobre) masculinidade.

Mas Macho não é nada sem seu falo, homens precisam de poder enquanto as mulheres estão muito mais próximas do coração, basta dizer que mulher todo mês sangra e homem não.
Macho é pirâmide que impressiona pelo tamanho e potencia, mas mulher é esfinge, e se você não decifrá-la ela te devora e te cospe aos bagaços. Mais um motivo pra Homem morrer de medo de mulher.Ou mais um motivo para querer cobri-la, querer engaiolá-la, querer colocar burca nela.
E se o homem tem medo da mulher a humanidade sempre teve pavor do desejo, daí ou transforma o sexo em pecado ou o banaliza. Ou é freira ou é prostituta, e como são tão boas aquelas que são damas na sociedade e cortesãs na cama. Por causa dessa repressão a mulher na maioria das cabeças é uma invenção, uma fantasia, vestidinha de enfermeira, de policial, de professora, aprende a fazer strip-tease e dança do ventre porque ela quer é ser desejada ardentemente, quer o tempo todo se reinventar, pintar o cabelo, engordar,emagrecer, malhar e estudar.E por tudo isso além de desejada quer ser acima de tudo admirada, respeitada e amada.Homens(muitos, muitos,muitos, mas não todos!) morrem de medo disso.
A mulher real é aquela que a gente tem em casa, que a gente briga, mas que também curte, que tem uma rebolante bunda e/ou seios grandes ou pequenos, é aquela que tem celulite, mas que a gente adora aqueles morrinhos que ela tanto d-e-t-e-s-t-a!
Encontrar o ponto G é fácil, quero ver é encontrar o ponto A da alma delas.

PAGANDO PRA SER FELIZ ?

QUANTO VOCÊ PAGA PRA SER FELIZ?
Conheço mulheres que estão em relacionamentos destrutivos. Mulheres que são literalmente infelizes. Doentes o tempo todo, com sua autoestima lá no subsolo.
 Cientificamente comprovado que quando temos muitas doenças, quando somos acometidas por aquela gripe intermitente, quando temos dores de estômago constantes, prisão de ventre...há algo que vai pra lá de mal.

Não podemos descartar as doenças propriamente ditas que surgem de deslizes nossos como, por exemplo, em plena dieta saímos e vamos pra uma balada com pouca roupa, ingerindo álcool até a raiz dos cabelos... depois de três dias a tal da gripe vem. Mas aí sabemos que o resultado virá e por culpa e escolha nossa.

A questão centra-se nas pessoas que nos cercam, amigas, colegas de trabalho... que reclamam do parceiro, reclamam do casamento, namoro, enfim, do que tem com o tal...
Você até alerta para o principal motivo de tudo isso, mas ela alega que não sabe o porquê de continuar em um relacionamento assim... 
E nem adianta elencar as trocentas qualidades da moça, nem avisá-la que até o trabalho dela está indo de mal a pior em função de tudo isso.

Quando você acha que ela caiu em si, que ela vai dar a volta por cima e seguir a vida amparada apenas em suas pernas, depara-se com suas fotos na rede social em uma viagem para algum lugar paradisíaco... com ele.
O que dizer? O que pensar? Ah, não é a sua vida, cada um com seu cada qual. Certo? 
Talvez se esta mesma pessoa assumisse que está com o ser que julga abominar justamente por dinheiro.
Qual é o preço da sua felicidade?
 Quitar todas as contas em dia, poder ter bens materiais e viagens incríveis, postar no Facebook que foi a uma festa badaladíssima em outro estado, vestindo a última moda... mesmo que isso custe uns antibióticos, idas intermináveis a médicos e a eterna sensação de que nem tudo é o suficiente?

Certa vez até achei que a felicidade tivesse um preço, uma quantificação monetária...
Também não curto muito ter que contar os centavos todo o mês pra honrar contas do dia a dia e não me dar ao luxo de alguma comprinha desnecessária.
Até achei que um dia ser ‘mulher bibelô’ poderia me deixar mais feliz...descansada...Qual nada...

Tem uma coisa que caminha lado a lado com a felicidade que é a paz de espírito.
 É não ser obrigada a nada.


 É se saber sem grana, porque a conta da luz veio com mais bandeiras que uma final de copa, que o condomínio nunca é pago em dia...e que o aluguel este mês talvez também atrase...
Felicidade é ter a saúde em ordem e disposição pra prosseguir atrás de nossos objetivos sustentada por nossas próprias pernas, e junto a pessoas com as quais nos sintamos bem.

A maternidade engrenagem delicada da vida...

“A vida é muito bonita,basta um beijo e a delicada engrenagem movimenta-se,uma necessidade cósmica nos protege.”Adélia Prado

Como se filho fosse continuação, pior como se filho fosse uma obrigação, de completude, e no caso das mulheres , um atestado , a certidão de maternidade de ternura incondicional . De maternidade não existe dúvida. Pra mim filho não é apêndice, anexo ou Junior. Filho é simplesmente a sublimação de um amor, um encontro de duas almas que dão a oportunidade de uma terceira vir ao mundo. E sem isso não teria acontecido vcs na minha vida.
Não tem filhos quem escolhe não tê-los? E quem os tem, sabe exatamente porque decidiu ter filhos? Como se filho fosse para mostrar pros outros, para exibir suas qualidades ou lamentar seus defeitos. Não concordo da natureza dotar quase todo mundo com o poder de gerar filhos.
Deveria ser prêmio, ou sei lá bônus, recompensa por aquele amor merecer dar frutos.
Mas é crescei e multiplicai.Perpetue ...
Como se ter filhos fosse o normal e te credenciasse para ser adulto, carteirinha de mãe de mulher séria, confiável, crachá de bem sucedida.
Ser mãei é um objetivo, um desejo de dar vida, de criar, de educar, de dar significado não só a própria, mas a vida da criança que abriga, dentro do peito, como se você fosse um pedaço dela.
Ser mãe é uma honra.
Ser mãe me faz ter um toque de mulher maravilha , me faz sentir forte mesmo quando na verdade deveria estar fragilizada talvez fraca.
È um ocupar-se com coisas boas , dar mais valor a si proprio, de fato ser responsavel por tudo que está acontecendo sem lamentaçoes apenas com um objetivo : A FELICIDADE
Honrar sempre a oportunidade que Deus me deu de aprender de ampliar meus limites , prosseguir sempre fiel .
Creio que a minha felicidade esta de fato conectada á seiva do amor.
A maternidade me faz lembrar que eu nao posso chorar nao posso ficar triste nao mais que alguns minutos coisa do tipo kkk


ANDEI ANDEI, PRA CONHECER.
MAS O FIM DO MUNDO É DURO DA GENTE VER.
O FIM DO MUNDO É DURO DA GENTE VER.
VOU PEDIR ÁS BOAS ALMAS PARA VIR ME SOCORRER.
( Sabedoria de Preto Velho)

Tenhos meus prantos ...

Quando dói, grito ai, quando é bom, fico bruta. As sensibilidades sem governo. Mas tenho meus prantos, claridades atrás do estômago humilde e fortíssima voz pra cânticos de festa."
Adélia Prado




Você tem suas vulnerabilidades, é o que chamam por aí de pontos fracos ou calcanhar- de – Aquiles, lá onde as serpentes do deserto podem te picar.
Você tem suas fraquezas que te fazem marchar para os abismos, você tem seus vícios que quase te destroem, você tem seus medos que te fazem esquecer da sua força para derrubar gigantes.

Você sente culpa e dor, você chora de tristeza, tem momentos de desespero e de desesperança, eu também.
Você tem do outro lado, além do infinito, forças invisíveis te ligando ao sublime, existe dentro de você uma voz gritando, vai, vai, vai pelo caminho suave dos seus sonhos e das suas orações, você consegue porque tem a luz dentro de você, e se me lê, é mais um dos elos da corrente do bem, exército que se levanta não para a guerra, mas para paz e cujas as armas são mãos e corações dispostos a ajudar a esculpir mundo melhor.Enquanto você chorava o peso dos seus ombros se aliviou, pois fostes agraciada com o milagre que é viver, a lágrima sempre foi a cura e o antídoto de qualquer dor.
Que a tua alma te governe e que ela seja leve, e mesmo que sua vida seja um deserto, terra estéril, que vice em seu coração a benção que é amar as pessoas e , que nasçam no seu jardim novas flores
 Não permita a escuridão entrar dentro de voce.


Jamais se esqueça, não importa o que aconteça contigo, a sua alma sempre existirá, porque ela é sobrevivente.
Sempre quando me sinto fraca, quando as vulnerabilidades parecem tomar conta,eu me reencontro e nesse reencontro me sinto mais forte mais plenas cheia de sonhos. Aquilo que deveria me enfraquecer acaba por me fortalecer.

Por isso que cada vez mais tenho a convicção que a felicidade é uma opção um dom.
Sou mais ela sempre!!Haja o que houver .

sexta-feira, 17 de julho de 2015

50 anos de a la Rosane

Talvez o mais importante de ser uma boa observadora é ir pegando “as manhas” das pessoas. Os gostos, as manias, as preferências, os trejeitos, a forma de lidar com a vida, enfim...tudo o que as faz serem quem são!

Depois que se aprende a “arte de pegar as manhas”, é possível se relacionar com qualquer tipo de gente, pois a grande parte das pessoas é previsível. Aliás, talvez (eu disse talvez, ainda não estou 100% certa disso) é possível afirmar que o comportamento humano é bem previsível sim.
Bom, mas tudo isso só para dizer que aquele que é observador, atento e se dedica, nem que seja só um pouquinho, a prestar atenção no próximo, pode sim já que somos previsíveis melhorar muito suas relações e com isso conquistar coisas que só quem tem tempo para se dedicar ao outro consegue.

Vivi e vivo a vida sempre intensamente.
 Aproveitando o meu dia, aproveitando as oportunidades que surgem, não deixando quase nada escapar. Sempre fui persistente, estou exatamente onde gostaria de estar.
Fiz o possível por àqueles que amo, lutei, briguei, fui agressiva quando não podia, ri quando não podia, me exaltei quando não podia, falei demais, fui uma filha maluca, uma esposa doida , uma amiga doidissima  uma tia maluca, uma mãe doida e uma professora  bem maluca também de fato onde me me meti sempre me comprometi me envolvi nada de meio termo se estou estou de verdade inteira e ta ai uma coisa que começei a repensar nesse completar de meio seculo e vada vez mais me convenço que so vale a pena ser assim .... Com muitas estorias mas com coracao acelerado mesmo que sozinha ...
Olho nos espelho e penso o que de fato e real o que eu inventei...
Enfim dou conta de mim mesma ;

Já trabalhei em favelas (aliás, eu recomendo, nos faz crescer muito).
Já brinquei até dizer chega.
Já fui muitas vezes parar no hospital por causa das minhas traquinagens.
Já perdi melhores amigos.
Já comprei muitas brigas que não eram minhas.
Já agonizei pela morte de alguém que amava muito.
Já dancei até não aguentar mais.
Já chorei até dormir de cansaço.( detalhe também tirei muitas fotos chorando rs )
Já ri até passar mal. ( quase fiz xixi de tanto rir )
Já fui traída.( prefiro ignorar  sei que eu não  trai e isso ja basta)
Já feri pessoas que não mereciam. Feri também quem merecia.
Já fui justa e injusta também.
Já falei com os mortos.
Já fiz todos os tipos de esportes.
Já sonhei dormindo mas adoro mesmo é sonhar acordada!!
Assisti muitos filmes, teatros, shows, concertos, etc...
Já li muita poesia.
Já li grandes autores.
Já cuidei de gente.
Já banquei a “macha”.
Já parti corações.
Já partiram o meu.
ENFIM... eu posso dizer que passei nessa vida com muitas conquistas e experiências inesquecíveis! Quando chega a noite eu contiuo sem sono nas maioria das vezes sonhando pensando no tempo no que nos transformou em aliados.
Meu coracao continua acelerando.
Eu diria que meu coracao é acelerado a la Rosane kkk





.

Rosane uma viajante do tempo ...



Eu sou uma viajante do tempo e numa de minhas viagens descubro que nos tempos do Império Romano a sociedade daquela época acreditava que no quarto dedo da mão esquerda passava uma veia (veia d'amore) que estava diretamente ligada ao coração, por isso para celebrar um casamento as pessoas simbolizavam aquela união matrimonial colocando um anel nesse dedo da mão,que hoje é conhecido como anelar.


De volta aos dias de hoje descubro que a aliança é um símbolo de ligação emocional, um sinal que alguém pertence à outra pessoa, não no sentido de propriedade, mas de vínculo e de pacto. Sei sinto , que o amor vai muito além da existência de um anel, as pessoas que o usam podem ostentá-lo, eles são mesmo uma espécie de status de uma união afetiva duradoura, um compromisso, uma clara intenção de estabilidade no relacionamento.

Mas nem sempre uma intenção se traduz em eternidade como pretendem as alianças e anéis.
Um casal se forma por muitos motivos, um par que se atraí fisicamente ou por afinidades, para ficarem juntos, para se abrigarem da tempestade que cai pesada lá fora, para espantar a solidão, modelos de um grande plano. Sonhos de uma menina que cresceu sonhando com filmes de amor.

Também se desfaz por muitos motivos rs talvez os mesmos que um dia os levaram a se unir.
Sonhos morrem...
A sede deve ser saciada; o amor renovado dia dia nas expectativas no alimentar de novos sonhos de um cuidar constante do outro.
Quem viaja no tempo percebe que com o passar do tempo o comportamento das pessoas sofre de uma imensa ambigüidade, de um lado a sociedade torna-se moderna, mais liberal, ampliam-se as possibilidades de se conhecer muitas pessoas e de se relacionar com elas em todos os sentidos. Mas por outro lado ficam mantidas as pré-históricas exigências e usar uma aliança é uma delas. Mantém-se acesso discretamente o fogo da inquisição.Lembra-se do que Camões nos falava que o amor “é um estar-se preso por vontade” ? Então usar um anel é muito mais pelas aparências e para mostrar pros outros que somos um casal do que provar para nós mesmos que nos amaremos eternamente.
O amar as vezes nos exige uma certa renuncia a qual eu sempre me questiono...
De onde surge tantos sonhos porque a realidade é sempre diferente de tudo aquilo que sonhei.
Amor é pensamentoTeorema Amor é novela Sexo é cinema..
Sexo é imaginaçãoFantasiaAmor é prosa Sexo é poesia...
O amor nos tornaPatéticosSexo é uma selvaDe epiléticos...
Amor é cristão Sexo é pagãoAmor é latifúndio Sexo é invasãoAmor é divinoSexo é animalAmor é bossa nova Sexo é carnava lOh! Oh! Uh! ai de mim que sou Romantica rs

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Eu e você

Eu e você
Não é assim tão complicado
Não é difícil perceber

Quem de nós dois
Vai dizer que é impossível
O amor acontecer

Se eu disser
Que já nem sinto nada
Que a estrada sem você
É mais segura
Eu sei você vai rir da minha cara
Eu já conheço o teu sorriso
Leio o teu olhar
Teu sorriso é só disfarce
O que eu já nem preciso

Sinto dizer que amo mesmo
Tá ruim pra disfarçar
Entre nós dois
Não cabe mais nenhum segredo
Além do que já combinamos

No vão das coisas que a gente disse
Não cabe mais sermos somente amigos
E quando eu falo que eu já nem quero
A frase fica pelo avesso
Meio na contra mão
E quando finjo que esqueço
Eu não esqueci nada

E cada vez que eu fujo, eu me aproximo mais
E te perder de vista assim é ruim demais
E é por isso que atravesso o teu futuro
E faço das lembranças um lugar seguro
Não é que eu queira reviver nenhum passado
Nem revirar um sentimento revirado
Mas toda vez que eu procuro uma saída
Acabo entrando sem querer na tua vida

Eu procurei qualquer desculpa pra não te encarar
Pra não dizer de novo e sempre a mesma coisa
Falar só por falar
Que eu já não tô nem aí pra essa conversa
Que a história de nós dois não me interessa
Se eu tento esconder meias verdades
Você conhece o meu sorriso
Lê o meu olhar
Meu sorriso é só disfarce
O que eu já nem preciso

quarta-feira, 15 de julho de 2015

FILMES ROSANE X LIVROS RO


Adoro cinema. Já perdi as contas a quantos filmes eu assisti. Lembro me das idas ao cinema com Vo Lili íamos assisti aos filmes de  Mazzaropi,Filmes, seriados...tudo que tivesse enredo, história...

Lembro que havia vezes em que acordava na madrugada de sábado só pra assistir à “Ilha da Fantasia” e ver o Sr. Roarke e seu fiel escudeiro Tattoo. O anãozinho gritava: “O avião! O avião!” E lá chegavam pessoas que queriam viver suas fantasias. E o mais incrível é que elas as viviam e percebiam que o que desejavam não era exatamente aquilo.
 Essa série sempre me fez pensar nisto: será que o que realmente desejamos é o melhor pra nós?
E eu ficava divagando se algum dia eu pudesse ir pra uma ilha como essa... E aí que fui aprendendo com os filmes e seriados.
Sim, porque aprendemos com o que vemos na TV também. Aprendemos o que é interessante e vemos o que é pra lá de ridículo, aviltante... Tendo o mínimo de senso crítico, vamos construindo nossa própria ‘cinemateca’. Eu diria tudo a la Rosane sonhos que nao envelhecem desejos saudades de coisas que nunca vivi.
Tantas palavras tantos gestos todos cheios de amor e despecebidos ...
Há algum tempo sonhei em ser crítica de cinema. Achava incríveis os comentários do falecido José Wilker e ficava impressionada com os filmes aos quais ele assistia. Filmes húngaros, indianos... coisas que eu nunca tinha ouvido ou visto. E ele falava com uma propriedade que me deixava ainda mais fascinada.
E então passei para os livros efetivamente. E ficava imaginando como seriam na telinha ou telona.
E aos poucos fui vendo que muitos eram levados para a sétima arte.
 Só que nossa cabeça é muito mais fantasiosa que a realidade, óbvio. O personagem daquela história que a gente se apaixonou, não era exatamente o que o diretor escolheu. E sempre houve choques e decepções.

Raríssimas exceções foram tão ao encontro do que nós criamos em nossas cabeças. Creio que foram poucos que conseguiram o prodígio de serem tais quais.
No meu conceito, penso em “Harry Potter” e sua saga, “O nome da rosa”, “Código Da Vinci” (o autor, sem dúvida nenhuma pensou no Tom Hanks pro papel)...
E há filmes que são tão fidedignos, tão fiéis ao livro, ‘cuspidos e escarrados’...”Ensaio sobre a cegueira”. De tão igual... não consigo assistir a ele. De tão forte e impactante...começo a assistir e paro antes da metade.
 O diretor Fernando Meireles e o roteirista Don McKellar foram primorosos! Um livro que li duas vezes e um filme que não chego ao meio... Parabéns por conseguirem me chocar. E não insisto, porque penso que o nosso cérebro é burro, recebe algo que não é real como se o fosse... estas coisas... Lembro das simulações de vôo da Nasa... lembro da PNL...e chega!


Acho que vou voltar pros infantis,  sem contar a ultima decpacao do grilo falante de um sapo que nao virou principe nenhum; Bom vou aos
 que têm finais felizes... mesmo que a Alice não saiba o que busca ou que o pobre esquilo vá à captura enlouquecida de sua noz enquanto a terra congela, alaga...
E viva a Sétima Arte!
Quem nunca se viu como a Oitava Maravilha kkkk no auge dos cinquenta .

terça-feira, 14 de julho de 2015

A MULHER quase do FUTURO


Na semana retrasada, fui convidada pela La Lua para dar uma palestra para mulheres participantes de Clubes de Mães doidas a beira de um surto, Conheci o trabalho incrível desse grupo e percebi a importância de um movimento que há muito existe e vai ganhando força. O tema em questão era ‘a mulher do futuro’! E fiquei me perguntando como abordar esse assunto? Mas e você, já se questionou também sobre o que é ser uma ‘mulher do futuro’?
As moças sempre foram treinadas pra serem boas mães, companheiras e estarem sempre lindas, imaculadas. Darem conta de uma casa, filhos e, ao final do dia, estarem frescas e disponíveis para seus maridos no retorno ao lar.
Não digo que seja errado ser dona-de-casa, preocupar-se com o cuidado de sua prole e de seu marido. Afinal é uma tarefa árdua e, muitas vezes, não reconhecida. O serviço ingrato de administrar uma casa e quando não se faz, aí sim é que aparece. Porque a ordem perpassa e é inerente ao universo feminino.
Quantas meninas hoje em dia já em tenra idade sentem a necessidade de manterem-se magras e usarem maquiagem? Uma pesquisa feita pela ABC News concluiu que mais da metade de meninas de três a seis anos se preocupam PORQUE SE ACHAM ACIMA DO PESO!!!!!!!!!!!!!!! Com essa idade eu me preocupava em saber a hora que ia passar meu desenho animado, e se a TV iria estar disponível (havia apenas uma em minha casa e eu era a filha caçula).
E ainda, choquem-se: 15 a 18% das meninas com menos de doze anos usam rímel, delineador e batom regularmente.

E pra culminar o absurdo: 25% das jovens mulheres americanas prefeririam vencer um concurso de beleza a ganharem um prêmio no meio acadêmico.
 Oremos!
Então, quem é a mulher do futuro? Quem é esta mulher que oscila entre a profissional que se vira literalmente nos trinta e que gosta de um vestido rosa?
Quando que feminilidade não pode estar lado a lado de independência?
Quando que uma moça não pode optar por ser mãe, esposa e deixar uma vida profissional de lado ou pra depois?

Realmente ser mulher é algo por demais complicado, trabalhoso e mal interpretado. Já que temos de nos provar todos os dias, lutarmos por um salário digno, respeito...
Entretanto, temos capacidade pra tanta coisa!
Ser mulher do futuro não é nada, pois somos sim mulheres DE futuro.
 Somos múltiplas e, às vezes, de uma simplicidade tão meiga... talvez um barril de pólvora, ou um poço imenso de muito amor e espera.
Capazes de sermos mães, filhas, professoras, bombeiras, advogadas, fisioterapeutas, médicas, juízas, pole dancers, lutadoras de muaythay, instrutoras de pilates, ioga, escritoras, farmacêuticas,
nutricionistas, lojistas, vendedoras, fotógrafas...Ufa!
Nossa, nada nos é impossível! O futuro é o aqui e agora e sabemos muito bem disso!

PRECONCEITO


Não quero tornar-me uma pessoa repetitiva.
Embora as vezes eu seja mesmo kkkk a la Rosane mas assistindo ao Fantástico, num domingo desses, o quadro “Vai fazer o quê?” mexeu comigo.
Pra quem não viu, foi feita uma encenação em que uma menina loira apresentava o namorado negro a seu pai (branco e preconceituoso). O pai começa a falar absurdos pros dois em plena praça de alimentação de um shopping. As pessoas ao redor ficaram incomodadas e, pra minha alegria, muitas se manifestaram contrárias às atitudes paternas.
Fiquei triste, desconfortável, porque me coloco no lugar do outro e me pergunto: por quê?










Por que as pessoas ainda se incomodam em ver casais de ‘cores’ diferentes se relacionando? 
Onde está escrito que só por que a pessoa é negra ela é inferior? Só por que a pessoa não é branquinha e de olhos azuis merece ser tratada com desprezo?
Admiro pessoas loiras, com olhos azuis, cabelos lisos... mas não as encaro como pessoas superiores. Pra mim são pessoas como as outras.
Há as bonitas e há as nem tanto.

Pessoas negras com seus cabelos naturais, crespos, volumosos...sempre foram sim objeto de uma declarada inveja por minha parte. Já falei pra tantas que admiro seus cachos, os ‘black powers’ que estão voltando com tudo. A liberdade de se deixar o cabelo como ele realmente é.
Se você gosta da chapinha, do alisamento e assim é feliz... que bom!
 Afinal, o cabelo é seu e você o usa como bem entender. Eu também já tentei alisar. Uma época em que o liso e todo ‘viradinho pra dentro’ era o máximo! por sinal ate
hoje cabelo e um negocio toda vez que posso invento uma coisa loiro ruivo crespo curto longo enfim eu sou a tipica mas isso me faz feliz uai me deixem em
paz nao kkkk afinal o dinheiro e meu .

Quantas pessoas buscavam (e ainda buscam) as clínicas pra bronzeamento artificial pra ficarem quase mulatas? Muitas perderam a vida por se exporem em demasiado.
 Hoje existe o tal bronzeamento a jato, os cremes autobronzeadores...E ainda há preconceito com relação a negros?
Provavelmente venha de nossa colonização, da época em que eram escravizados e por isso julgam-lhes inferiores de alguma forma... Deveríamos sim é ter uma tremenda vergonha alheia por termos tido um passado tão torpe e cruel.

Quantas famílias foram separadas, torturadas? Quantas mães ficaram sem seus filhos, meninas foram iniciadas em uma vida sexual suja pra servir um senhor de escravos sem o menor caráter? Cultural? Sim, mas que cultura vergonhosa...
 Um passado abominável de absurdos cometidos em nome de poder, superioridade infundada...

Confesso que me incomodei com as cenas na TV, apesar de sabê-las falsas, encenações... Mas incomodei-me porque sei que acontecem todo dia, toda hora e muita gente se cala, porque o problema é do outro.
Por um mundo em que exercitemos o altruísmo, a empatia... tolerância com relação ao próximo, à sua cor, tendência sexual, religião...Respeito acima de tudo!

La tortura

E quando chega a noite ....meu coração acelera ...
E eu sozinha aqui.

Lembranças e o telefone na mão.
me perdi no que era real e no que inventei .
E nem a maldade consegue me afastar dessas lembranças entre palavras ditas e não ditas tanto carinho,
Quando chega o dia eu prometo hoje chega hoje acabou ....mas o telefone  na minha mão .





Eu sozinha aqui eu ligo a televisao eu olho novamente pro telefone .
Continuo perdida no que era real e no que inventei.
Cortei meus cabelos mudei as cores de minhas roupas.
Tento fazer outra estoria outro rumo.
Mudar por fora o que por dentro nao muda,,,

A maldade do tempo nao consegue me afastar ....

Nao da pra entender ....

Qual o preço da culpa que carrego...
O tanto que eu te quis o perto nunca bastava.
Me perdi no que era real e no que eu inventei......
Meu coração acelera

Tudo faz parte


Sim, ADORO de ir a supermercado. Mesmo quando estou mau acompanhada ou com pouquíssimo dinheiro. 

Sinto uma  prazer e‘gastura’ quando tenho de colocar as mãos no apoio da esteira rolante e no carrinho, porque sempre me lembro de um programa de TV que dizia que ali estavam bactérias que poderiam levar alguém à morte. E claro que, logo em seguida, sinto uma enlouquecedora coceira nos olhos, na boca... Murphy, kkkk mesmo assim adoro cada gesto e um desafio,
O vai-e-vem nos corredores tentei substituir pela ida direta às gôndolas e prateleiras que tinham o que eu buscava. Inútil, porque os corredores são dispostos de um modo tão ardiloso que temos que passar por TODOS! A tentativa de economizar tempo torna-se vã. E quando vamos a algum que ainda não estamos habituados? Aí é exercitar a paciência o prazer ambas me deixam quase que excitada .


O quesito preço então é uma afronta. Se a gente opta por uma mercadoria mais barata, ou de uma marca não tão famosa, fatalmente estaremos levando gato por lebre.  mas eu to sempre pagando pra ver ...bem a la Rosane.

O produto de marca é de marca porque é melhor mesmo. Num mercado o preço do leite está menos caro, no outro o sabão em pó e, no terceiro, o pão é mais fresquinho. Só que as idas e vindas serão contabilizadas em gasto de gasolina, sapato e tempo. 
Optamos pelo que ‘parece’ ser mais em conta, mesmo que os sustos aconteçam no momento em que passamos pelo caixa. Sem falar nos milhares de pontos acumulados no cartão fidelidade que dão de fininho pra trocar por uma caixa de bombons (e você na eterna dieta).
E o capítulo criança mal educada que empurra o carrinho nas nossas pernas? E as senhoras que ficam apalpando as frutas de um modo quase que sexual e tirando as cascas do alho pra ele ficar mais ‘levinho’ na hora de pesar?

 Isso só se compara ao suplício e pobreza de espírito em ver acotovelamentos na hora em que está se fazendo degustação de algum produto... Já jurei pra mim mesma que não iria mais a mercado no sábado... traí-me. 
O sábado chegou e eu vi a geladeira num vazio de dar dó, mesmo que durante a semana eu tenha feito o mercado caro da esquina ser a minha despensa. Pior é quando o sábado cai justamente após o quinto dia útil. Aí não é nem jogar pedra na cruz, é fazer pole dance e sensual mesmo nela. E o empurra-empurra torna-se regra. Tanto, que certa vez quase que pedi em casamento o cestinho de uma moça que estava atrás de mim no caixa ‘nem tão rápido’! Tornamo-nos tão íntimos !!!!!! E casais que brigam durante as compras? Justamente quando ela descobre que enche o carrinho e ele vai tirando algumas compras sem ela perceber. Mas a parte engraçada é ver homem fazendo a coisa sozinho, mas colado ao telefone.
 Certamente há uma mulher do outro lado esclarecendo suas dúvidas e orientando qual Omo levar, porque pra eles todo sabão em pó se chama Omo.
Nem quero lembrar do momento de chegar em casa e guardar as compras, sem esquecer do capítulo: cadê o carrinho do prédio?  lala  minha filha que corre pra mim kkkkNunca está na garagem quando chegamos porque algum vizinho preguiçoso não quis trazê-lo de volta ao seu lugar. E quando conseguimos, o elevador sempre está cheio no instante em que queremos levá-lo de volta, porque nós sim somos educados.

 Vamos combinar me perdoe a saudosa  Tonia Carreiro que dizia que o inferno era a velhice... coloco no mesmo patamar o supermercado. Inferno que consegue insuflar todos os nossos pecados mortais... TODOS. Principalmente o da gula  Supermercado e a tal velhice faz parte e ambos podem ser adoraveis depende das nossas opçoes. Depende de lembrar dia dia o que a vida e assim um eterno plantar colher e sorrir ...

DOMINGO É DIA DE QUÊ?


Fico curiosa imaginando o que as outras pessoas fazem no domingo. Tenho uma pista pelo que postam no facebook. Mas continuo cismando, justamente imaginando o que fazem as que não postam nada ou não participam de minha rede social.
Às vezes as pessoas mentem (não sei qual o objetivo) e postam fotos da semana passada, ano retrasado, só pra mostrarem que saíram, foram felizes.

Porque a vida é passear, viajar, encontrar amigos, ir a festas. Felicidade não rima com ‘a gente consigo mesmo’, porque ninguém aceita que podemos ser felizes a sós, sem fazer NADA e em casa!

Eu fico no recesso de meu santo lar, fazendo planejamentos pra semana, pras aulas, faxinando… pintando as unhas, dormindo na frente da TV…e ate inventando coisas na cozinha no fogao kkk

Já percebi que o desfile dos almoços, lanches e gordices ganha espaço absurdo em meu feed de notícias. Os bolos, as lasanhas, os churrascos… até os pratos mais naturebas que são esquecidos diante dos maravilhosos fast foods , que a semana nos empurra garganta abaixo por falta de tempo, que pode virar desculpa pra se perder no maravilhoso pecado da gula.
Aí pensei em postar no face minhas indagações pra economizar minha imaginação e partilhar minha curiosidade… Vamos à lista?

1. Ficar endomingado (penso em algo próximo à preguiça, ao deixar-se ficar em casa, de pijama o dia todo…);
2. Degustar caldinhos
3. Horizontar (uma outra forma de dizer ‘dormir o dia todo’);

4. Game of thrones (seriado que ainda não assistis, mas que tem muuuuuita gente que vê e é viciado);

5. Ficar sem fazer nada (e como cansa);

6. Fazer o que se tem vontade (mas o quê?);

7. Passear de carro (mesmo a gasolina estando um absurdo);

8. Sair pra almoçar em um restaurante diferente;

9. Ir almoçar na casa de algum parente ou amigo (juntar as panelas é mais gostoso ainda);

10. Dar uma longa caminhada (se o tempo estiver propício).

O meu domingo ideal é o do pijamão e sem pressa pra nada. Acho que o termo ‘endomingar’ é o melhor de todos…

E depois vem a segunda… Muitas vezes com saudade do findi. Porém me acostumei a ler coisas do tipo: ‘domingo passe rápido’, ‘domingo de tédio’, ‘odeio domingo’ ou adoro domingo…

Porém, acostumei-me com o domingo de trabalho, o domingo cheio de tarefas pra que a semana corra de modo tranqüilo, sem Murphy reinar muito, afinal planejei, previ contratempos me fazendo de organizada.
E deixemos de ser cigarra pra virarmos formiga. Entretanto, que seja uma formiga com asas…

Boa segunda, boa semana, boa vida!

 Só envelhece quem não tem sonhos. Quem se deita sem um sorriso. Quem deixa de acreditar em novos começos e histórias.  Quem deixa de querer...