domingo, 1 de março de 2015

Falta de humor ou de respeito?



Não me considero uma pessoa alienada ou inteligente demais... posso dizer que procuro me informar das coisas que acontecem a minha volta. Na medida do possível, leio jornal (Zero Hora pra mim é o top), ouço rádio, vejo TV... e fico navegando por sites buscando embasamento para o que eu vejo no Facebook.
Com a velocidade das informações e da internet, é bem difícil conseguirmos saber de tudo.
 O que é atual agora, daqui a cinco minutos (ou menos) já á virou papel pra embrulhar peixe. E agora como o atentado em Paris...
A rapidez com que a notícia explodiu e tomou conta das redes sociais foi absurda! De um momento para outro, todo mundo conhecia o tal jornal e apreciava as sátiras que eles faziam. Defensores vorazes da liberdade de expressão começaram a pipocar na rede e falar de intolerância... 
Porém, não estou aqui defendendo o ataque e os verdadeiros assassinatos. Quero questionar uma coisa: que linha tênue é esta que separa liberdade de expressão de desrespeito?
Aqui no Brasil, piadas homofóbicas, ou com teor xenófobo, preconceito religioso...tudo é objeto de processos. 
 Há algum tempo a TV veiculava programas que acabavam por ofender uma profissão, ou algum comportamento, e já eram alvo de mais e mais litígios...
Longe de mim defender um ou outro lado. Só quero aqui praticar o exercício da reflexão explícita. Pensar em voz alta (escrita) e perceber que o que falta é a tolerância para com o outro. 
Se eu sei que alguém detesta um tipo de apelido, ou ser tratado de algum modo, por mais íntima que eu seja da pessoa, eu jamais vou tratá-la como ela não quer.
Se eu sei que uma determinada religião abomina imagens, eu vou evitar passar na frente de sua sede com algo que possa ofender a sua fé. Sabem o que é isso?
 Respeito. Puro e simples respeito;uai
Às vezes eu pego pesado quando percebo que pessoas que conheço são discriminadas por sua opção sexual, ou comportamento ‘inapropriado’ diante da sociedade...Falo até o que eu sei que não devo falar. Mas é uma resposta à ignorância e não, jamais, uma ofensa apenas, um atirar pedras só porque atiraram também. Eu erro na mão, confesso, mas assumo as consequências e acabo até por perder amizades possiveis amores princielqmente.
Porém, tirar a vida de alguém por piadas? Eles erraram sim, porque há muito utilizavam desse meio pra expressarem seus pensamentos, mas há limite pra tudo. 
Em princípio a gente até ri de umas charges (eu não consegui rir de nenhuma, só me choquei), mas depois para e pensa. E se coloca no lugar do outro... e percebe que o buraco é bem mais embaixo. 
O mundo está repleto de intolerância e gente doida... temos que ter cuidado até em nossas brincadeiras.
Entretanto, nada justifica um atentado... Nada!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Só envelhece quem não tem sonhos. Quem se deita sem um sorriso. Quem deixa de acreditar em novos começos e histórias.  Quem deixa de querer...