domingo, 27 de julho de 2014

Educaçao nao da pra ficar em cima do muro


A resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente que considera abusiva publicidade dirigida a crianças, acaba de ter como alvo os produtos com a imagem da Turma da Mônica.


Alegam que esse tipo de mercadoria induz a criança a ficar pedindo pra seus pais ou responsáveis comprarem, fazendo uma espécie de lavagem cerebral, já que elas associam os personagens a produtos de consumo. E o que falar a respeito das bebidas que ‘nos dão asas’? Do condicionador que deixa o cabelo igual ao da atriz de TV? Do perfume que torna a mulher a mais irresistível? eu to doida querendo frascos e mais frascos desse rs  Da maquiagem que faz mágica deixando um tribufu a miss da hora? no que eu precise agora mas no futuro rs ninguem escapa rs 


Há vários tipos de publicidade.

 Imaginem se todos nós que lançamos mão da compra desses produtos fossemos ao Procon porque, por exemplo, o rapaz que usou o tal desodorante saiu pra balada e nem gripe pegou?

 Como é que pessoas que não acreditam que o homem já pisou na Lua, creem que aquele tal creme vai transformar maracujá de gaveta em bumbum de bebê em apenas duas semanas?


Quando eu lecionava no ensino médio, falava a respeito dos diversos tipos de publicidade. Eram os momentos mais agradáveis e participativos das aulas. 

Afinal, há a propaganda fantasiosa, a enganosa, a abusiva…

 Não quero tornar o texto uma aula de Direito, mas se verificarmos à luz do Código de Proteção e Defesa do Consumidor, muito comercial nem poderia ser veiculado. 

Os de cerveja e refrigerantes mostram pessoas saradas, lindas… esbeltas. Sabemos que seu consumo pode dar uma barriguinha, celulite. 

Lembram dos cigarros? Um dia eles foram sinônimo de sucesso, esporte.
Mas dizer que chocolates, maçãs, material escolar podem ser incitar o consumismo infantil por terem figuras de personagens infantis ilustrando suas embalagens? 

Só se os lindinhos  forem sozinhos ao mercado e gastarem suas mesadas ensandecidamente, bom isso a pequena camada que tem a tal mesada porque minha tribo fica mesmo de olho se a escola vai dar ou nao o prometido material  o tao falado nas campanhas eleitorais.
O que dizer das revistas que anunciam produtos de beleza e colocam sempre as mais belas, que possuem a pele mais linda, os dentes mais brancos pra nos induzirem à ilusão?

 E as moças mais torneadas com aquelas calças jeans que operam milagres? Claro, elas, as modelos, já tem o milagre de nascença asssim tipo Rosane miragem rsrsrs
Pois bem, caros amigos, tudo é questão de educação, discernimento.

Voce imagina bloquear alguem seja telefone ou o diabo a quatro e mais sensato do que ter a coragem de olhar e dizer um sonoro nao. Tudo questao de bom senso obvio tbm esperar ser bloqueada pra depois dar um sonoro grito: SOU AMIGA INCONDICIONALMENTE TIONGOS DE PLANTAO.
 Tarefa por demais árdua em um país que tem de fazer campanhas obrigatórias de vacinação, porque se não ninguém se vacina… 

Voto obrigatório, porque se não ninguém vota…

 Esses políticos que estão por aí, estes sim deveriam ser fiscalizados por um Procon do caráter e da lisura… Quantos deles sobrariam? Talvez houvesse um WO absurdo no dia do pleito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Só envelhece quem não tem sonhos. Quem se deita sem um sorriso. Quem deixa de acreditar em novos começos e histórias.  Quem deixa de querer...