Fidelidade
Fidelidade e lealdade são quase a mesma coisa, mas estão separadas por um fio de cabelo.
Nem sempre ser fiel é ser leal e vice-versa.A fidelidade é um atributo que demonstra o amor por alguém ou algo. As empresas usam a fidelidade dos seus clientes como uma forma de torná-los fiéis consumidores porque ser fiel é algo muito emocional e quase que imune à razão.
Já a lealdade é o respeito aos princípios e regras que norteiam a honra e a probidade, cumprimento dos
compromissos assumidos conforme as leis aplicadas.Uma pessoa leal é alguém que não falta às suas promessas e que é dedicado aos seus princípios.
A fidelidade é a emoção e a lealdade é a razão. A fidelidade só existe por causa da memória, da lembrança de um sentimento.A lealdade é uma espécie de pacto de honra, muitas vezes movido pela gratidão ou admiração.
O que iguala a lealdade à fidelidade ao mesmo denominador comum é a traição.Traímos primeiro aquilo de que nos lembramos e respeitamos, depois esquecemos o que traímos.
Alguém fiel o faz por amor, alguém leal o faz por respeito.Por estar diretamente ligada aos princípios morais à lealdade no caso das relações humanas é o que mantém muitos casamentos ainda de pé.As pessoas podem ser até infelizes dentro de uma relação, mas os valores em que acreditam as tornam leais aos seus cônjuges e a instituição que se transformou seu casamento. As referências de quem é leal são muito claras com relação à justiça e a honestidade. O amor pode acabar, mas permanece a cumplicidade e a parceria regida pela lealdade da gratidão entre o casal.
O amor romântico está intimamente ligado a fidelidade para as pessoas.A condição de amar alguém pressupõe ser fiel a esse alguém.É preciso ter confiança para que um amor seja pleno. Fidelidade amorosa pressupõe a exclusividade do uso do corpo do outro.A lógica romântica é “Se você me trair é porque você não me ama”.Mesmo que eu diga que não pense assim, eu sinto isso.E contra os sentimentos não podem os pensamentos.
Já estive dos dois lados da traição e ela é muito feia.Trair pode até parecer atraente para aqueles que confundem liberdade com libertinagem. A liberdade é algo tão grandioso que “Os homens são pássaros que amam o vôo, mas têm medo dos abismos. Por isso abandonam o vôo e se trancam em gaiolas.”( Dostoievski). A libertinagem é apenas um resto de desejo, a corrupção do amor, uma pessoa libertina é alguém entregue aos prazeres da carne, esquece do cérebro e transforma-se numa cretina criatura.
Há casais que são fiéis à sua maneira (fiéis ao seu amor, fiéis à sua palavra, fiéis à sua liberdade comum). E tantos outros, estritamente fiéis, tristemente fiéis, em que cada um dos dois preferiria não o ser.Aí deixam de ser féis para serem apenas leais.
A fidelidade não pode ser refém do ciúme, pois ciúme é nada mais do que posse.Fidelidade não tem haver com sofrimento, se há amor, há prazer, mas também dor.
Fidelidade não é compaixão.Não fazer sofrer é uma coisa, não trair é outra, e é isso o que se chama fidelidade.
Quero poder chegar aos meus 98 anos acreditando ;ou melhor podendo dizer bem alto eu soube ser fiel e leal ao homem que um dia escolhi!!
mesmo tendo o meu jeito Rosane de ser.
A fidelidade e a lealdade sempre foram nossas cumplices ...
hehhehe a a la Rosane
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Só envelhece quem não tem sonhos. Quem se deita sem um sorriso. Quem deixa de acreditar em novos começos e histórias. Quem deixa de querer...
-
“Escrever poesia é coisa de vagabundo” “Tocar em banda é coisa de vagabundo” “Fazer Cinema é coisa de vagabundo” “Andar de skate é coisa ...
-
Antoine de Saint Exupéry...simplesmente divino! A minha frase favorita é: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas!...
-
Os homens não são feitos de palavras sao feitos de reciprocidades de atitudes de olhos famintos kkkk “A palavra é o próprio homem. Somos fe...
Nenhum comentário:
Postar um comentário