terça-feira, 27 de maio de 2014

AQUELE QUE PENSAVA SER SANSAO ;;;







DESTAQUES QUE RESULTAM NUMA DOENÇA CHAMADO PECADO
…Cap. 13

Israel passa 40 anos nas mãos dos filisteus, mas Deus levanta Sansão e o consagra desde o ventre de sua mãe, para libertar o povo de Israel sendo ele o homem mais forte da terra, sua história mais parece uma revista em quadrinhos de tanta aventura.

Sua consagração: (Nazireu) não permitia que ele bebesse vinho, cortasse o cabelo, nem tocasse em cadáveres, mas Sansão brincou com o pecado.

e     Não podia beber vinho, mas ficava cheirando as uvas: “(Vou só dar uma última cheiradinha nas drogas) isso pode acontecer hoje com você, brincar com o pecado”.

e     Mata o leão – depois volta e encontra favos de mel dentro do Leão, come e leva para os seus pais (toca no cadáver).

e     Sansão se casa fora da vontade de Deus, com uma mulher filistéia do povo inimigo.

e     Ele prepara um enigma durante a sua festa de casamento para “30 companheiros”, sua mulher é ameaçada , e ele acaba contando a resposta do enigma para ela, ela conta para os seus inimigos e ele perde para eles.

e     Ele larga a mulher e tenta recupera-la posteriormente, mas já é tarde e perde a esposa e “fica” com uma prostituta.



COMO SABER SE TENHO A SÍNDROME DE SANSÃO?
e     Sansão foi entregue nas mãos dos filisteus, mas venceu 1000 homens;

e     Geralmente uma pessoa que sofre desta síndrome tem sido usado com grandes vitórias.

e     Sansão era um homem ungido, tinha muitas vitórias ministeriais. Fluir não significa que o Senhor está se agradando de você (ex. de Sansão após ter ficado com a prostituta saiu com a porta da cidade em suas costas andando por cerca de 60 Km, mostrando para as pessoas que apesar de “tudo” Deus continuava com ele). Vejamos a 1ª característica desta síndrome:



1º – CORAGEM AO INVÉS DE ARREPENDIMENTO

Talvez Sansão tenha pedido perdão a Deus, mas não teve um arrependimento genuíno.
Sansão não tinha que mostrar sua força arrancando as portas da cidade, mas sim demonstrar arrependimento.
Existem níveis de arrependimento e no nosso ministério às vezes Deus não tira a sua unção, mas você está a beira de um precipício, a ponto de perder tudo, por pecar e não se arrepender diante de Deus.

(Rm 2:4-6) – Sansão é enganado pela bondade de Deus, mas a bondade de Deus é para nos conduzir ao arrependimento não para nos conduzir a um ministério.

Existem níveis de arrependimento:Arrependimento superficial gera transformação superficial.Arrependimento profundo gera transformação profunda.Arrependimento contínuo gera transformação contínua.



2 – ELE É ENGANADO PELA BONDADE DE DEUS

Sansão pede perdão a Deus e a unção continua, ele acha que é o aval de Deus sobre sua vida e sobre o seu ministério.

Ele é enganado pela bondade de Deus.Rm. 2:4 A bondade de Deus é para nos conduzir ao arrependimento, não é para nos conduzir ao ministério.

Sansão atravez de sua unção tem coragem de arrancar aquelas portas e andar 60 Km., mas não tem coragem de procurar o sumo sacerdote e confessar.

Muitas pessoas tem coragem de pecar e continuar no ministério, mas não tem coragem de procurar seus lideres e confessar.

Talvez existem muitos portadores dessa doença.

Porém não é tarde para o arrependimento.



3 – PECADO NÃO TRATADO CORRETAMENTE MAIS CEDO OU MAIS TARDE VIRÁ A TONA NOVAMENTE. Jz. 16:4 Sansão caiu novamente em outra cilada, agora ele se afeiçoou a uma mulher chamada Dalila, essa mulher viria mais tarde a destruir seu ministério.

Todo pecado não tratado corretamente virá a tona mais tarde novamente.



4 – COMO TRATAR CORRETAMENTE  O PECADO:

1 – Confessar a Deus com arrependimento profundo I Jo. 1:9. 2 – Confessar a alguém Tg. 5:16; Pv. 28:13-14 o que encobre jamais prosperará.

Então a quem eu devo confessar? O contexto de Tiago é confessar aos seus líderes. Confessar a Deus é fácil, o difícil é confessar a minha liderança, pois geralmente nessa hora prevalece o meu orgulho.Confesse suas tentações, para você não precisar confessar o pecado.



5 – A PERSISTÊNCIA DO DIABO CERTAMENTE VAI VENCE-LO DEFINITIVAMENTE

Jz. 16:15 o Diabo atravez de Dalila ficou persistindo, importunando a Sansão todos os dias.

Se você se encontra nesta situação vale a pena buscar cura.

Quem sofre da síndrome de Sansão pensa que sempre vai poder escapar, porém, mais cedo ou mais tarde o pecado o achará.

Às vezes pecamos e pecamos e achamos que nada acontece, porém chega um dia que o céu pesa e só resta nos expormos a Deus.

Talvez uma das frases mais triste da Bíblia é quando ouvimos que Deus se retirou de alguém.

O castigo de Sansão por brincar tantas vezes com o pecado foi à morte.Sansão foi levado cativo a Gaza onde tudo começou.Pecado não confessado sempre volta para o mesmo lugar GAZA.Quando menos esperamos a destruição vem sobre o portador dessa doença.

Conseqüências na vida de Sansão Vs. 20

Vazaram os seus olhos = cegueira espiritual; Levaram-no para Gaza = voltar ao mundo; Amarraram-no = amarrado pelo diabo nada flui; Virava um moinho = A vida anda em círculos.



CONCLUSÃO: Deus não quer acabar conosco e com nosso ministério, pelo contrário, seu desejo é nos levar ao arrependimento para nos restaurar.

©      Onde tem sido Gaza para você?

©      Quando você peca existe a coragem ou o arrependimento profundo?

©      Você tem coragem de confessar o seu pecado a sua liderança?








Um comentário:

  1. Devemos vigiar para não deixarmos a síndrome de Sansão tomar conta do nosso ser.

    ResponderExcluir

 Só envelhece quem não tem sonhos. Quem se deita sem um sorriso. Quem deixa de acreditar em novos começos e histórias.  Quem deixa de querer...