domingo, 18 de maio de 2014

. A advocacia também merece respeito.



Meu futuro advogado que na antes  de mais  nada seja um homem sensivel e de carater.


Hoje abordarei um assunto polêmico e que há muito me incomoda: consultas advocatícias.







Muitas pessoas dizem que um advogado não deve cobrar pela consulta a um cliente (ou suposto cliente). Mas eu pergunto a vocês: como o advogado que esclarece a criatura em questão vai sobreviver? Às vezes aquela simples consulta, pode livrar o cidadão de ter que buscar solucionar sua problemática indo ao judiciário.

Aquela simples consulta vem de um profissional que estudou anos (e ainda continua estudando), pra que sua 'perguntinha' seja respondida, pra que sua 'duvidazinha' seja esclarecida.
A consulta obedece a uma tabela da OAB. Opa, há advogados que não cobram? Bendita seja a conta-corrente deles e que a OAB não descubra, pois esse procedimento não é algo muito correto. É como que angariar clientela de modo desleal.
Advogado não faz propaganda, sua propaganda é o bom atendimento ao cliente. Sem falar que quando descobrem que a gente é advogado já vem aquela: ‘você é advogado, né? Olha, tenho uma pergunta...’ Ótimo, ficaremos satisfeitos em esclarecer você no escritório durante uma consulta, já que ‘consulta na calçada’, ou no corredor, ou no intervalo do trabalho, academia...é por demais inoportuno e constrangedor para VOCÊ. Imagine discutir por que alguém não pagou pensão alimentícia e se julga cheio de razão?
Meus amores, a luz, a internet, o telefone, o aluguel , o ISS, alvará e etc, são pagos porque temos conhecimento pra esclarecer o que vocês acham que pode ser resolvido com apenas uma folhinha de papel ou uma assinaturazinha.
Já vi no Facebook certa vez: “Tem gente que pensa que somos um ser extraterrestre sem necessidades corpóreas, só pode. Tem que trabalhar de graça e viver de luz!” Optamos por esta profissão porque temos vocação, gostamos do que fazemos, mas temos que também, assim como você, pagar contas, viver. E atender de graça? Há muitos colegas que fazem isso, em dias certos e por escolha própria!
Há pessoas que não querem pagar mesmo? Existe algo que se chama Defensoria Pública e que funciona muito bem. Entretanto, jamais depreciem uma classe, afinal já se tornou comum falar mal de advogados, pois aparecem na mídia defendendo ‘ladrões, políticos desonestos’... Aí é total desconhecimento de nossa própria Constituição. Nossa Carta Magna em seu artigo 5º, inciso LV afirma que: "LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes”. Compreenderam?
Então, você que desconhece como as coisas realmente funcionam, não nos acuse porque justamente queremos cobrar pelos nossos serviços.
Você fala mal de um médico particular porque ele cobra consulta? Às vezes ele nem receita medicamentos, ele o escuta e você sai de lá feliz e curado! A advocacia também pode causar o mesmo efeito e evitar que você tenha uma série de problemas. A advocacia também merece respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Só envelhece quem não tem sonhos. Quem se deita sem um sorriso. Quem deixa de acreditar em novos começos e histórias.  Quem deixa de querer...