Afinal, quem era esse personagem chamado Sansão?
Sansão era "nazireu" consagrado a Deus desde o ventre de sua mãe (Jz. 13: 7): "Disse-me (à mãe dele) um homem de Deus(anjo): Eis que tu conceberás e darás à luz um filho; agora, pois, não bebas vinho, nem bebida forte, nem comas coisa imunda; porque o menino será nazireu consagrado a Deus, desde o ventre materno até o dia de sua morte.". "Nazireu" era o judeu que se abstinha de cortar o cabelo, de beber vinho e de tocar em cadáver, por motivos religiosos.
Casou-se com uma mulher filistia contra a vontade de seus pais e não conviveu com ela.
Num ardil, entregou sua mulher aos filisteus para ser morta (Jz. 5:6): "Perguntaram os filisteus: Quem fez isto? Responderam: Sansão, o genro do timnita, porque lhe tomou a mulher e a deu a seu
Certa vez, ele pôs fogo na roça dos filisteus (Jz. 15: 4-5): "E saiu e tomou trezentas raposas; e, tomando fachos, virou cauda com cauda e lhes atou um facho no meio delas. Tendo ele chegado fogo aos tições, largou-as na seara dos filisteus e, assim, incendiou tanto os molhos como o cereal por ceifar, e as vinhas, e os olivais."
Noutra oportunidade, este homem consagrado a Deus matou mil homens com uma queixada de jumento (Jz. 15:15): "Achou uma queixada de jumento, ainda fresca, à mão, e tomou-a, e feriu com ela mil homens"
Noutra ocasião, demonstrando sua fraqueza, caiu em prostituição (Jz. 16:1): "Sansão foi a Gaza, e viu ali uma prostituta, e coabitou com ela."
Por último, uniu-se a Dalila, que o traiu estratégica e politicamente, narrado em Juízes 16:4-21. Sugiro que você leia o texto, ironicamente eu uso termo Dalia da ali da cá kkk mas porque vejo que vivemos rodeados de Dalilas e Sansoes... eu particularmente me vejo como uma Filistia abandonada em sonhos mas ao mesmo tempo dentro de um processo de compreensao de amadurecimento espiritual ...
O descaso de Sansão é comparado ao descaso da pessoa incrédula, que não se preocupa com seu destino eterno, com sua vida espiritual.
Suas atitudes de valentia levaram-no à derrota, criando inúmeros inimigos, e à morte.
Geralmente, a causa do declínio da espiritualidade de uma pessoa está no coração do próprio fracassado e não em outras pessoas, embora seja nossa tendência querer encontrar alguém sobre quem vamos jogar a culpa, uma espécie de "bode expiatório". A queda ou a derrota nunca acontece de uma vez só, de repente. Ela é sempre progressiva.
Dalila certamente foi apenas um instrumento foi a fraqueza e ai vem outro questionamento buscamos segurança serenidade nas paixoes ou somos levados simplesmente pela emoção momentânea.
Uma certa menina; hoje mulher um dia me falou as emoções podem e devem ser levadas a observação profunda afinal quem somos sem a tal emoção? Só que as nossas emoções devem traduzir serenidade paz a diferença do ser e do estar.
Sansao foi ou esteve , forte o simbolismo dos cabelos hoje exemplificado pelas poder de levantar-se muitas vezes. Nossos Sansões recuperam o força rapidamente hoje recursos cosmeticos podem ajuda-los rapidinho afinal como as propagandas Seda Shampoo, Crescim 2001 e tantos outros aquele que busca alcança aquele que acredita nao desiste mesmo na dor ou porque nao dizer no auge da dor ele renasce como Fenix mesmo , desculpem se sou apaixonada e sempre a coloco nas minhas estorias mas e assim que eu preciso acreditar na vida e no amor .
Uma certa ocasiçao ouvi como uma pedrada no coração: Fico impotente diante essa dor Dalila me cortou os cabelos, pois é impotente ficamos nos simples mulheres que comparadas a Ester , Jeoselba, Rute e tantas outras que nao conseguimos levar aquele que admiramos que desejamos a rever sua trajetória sem medo sem reservas porque aquele que de fato deseja amar e ser amado não se esquiva da plenitude do doar-se sempre do dividir , multiplicar sempre.
Agora hoje como coube no passado a Sansão a opção de vida de entrega ou não
Afinal a vida nos da nos permite renovação diária e esse sim e um exercício intimo, nesse aspecto cabe o tempo a paciência as vezes ate lembra-los que chora o leite derramado deixa de experimentar outros derivados.( exemplo clássico de alguém que nao gosta de leite rsrs) Voltando ao contexto chora-se muito por pouco, chora se pelo que supostamente perdeu e deixa de ver as pequenas coisas que estão nas próprias mãos e que tao pequenas e puras que também podem escorrer entre os dedos.
Pessoalmente, compreendi a gravidade deste mal quando deixamos de viver de nos permitir delegando inclusive responsabilidade ao outro ao erro e nunca ao poder da regeneração “o segredo da bênção” que consiste em “dar e receber”. Demasiado grave para eu poder suportar :Não somos todos nós, homens sujeitos à fraquezas? Não tropeçamos todos, ora de uma maneira, ora de outra?
Nunca podemos confiar somente em nossas próprias forças. Deus é quem nos sustenta; precisamos valorizar a presença de Deus em nossa vida. Temos que ter humildade diante de Deus e buscarmos, sempre, a ação dele em nossa vida.
Por isso termino esse convite a reflexão pedindo que os nossos Sansões saibam usar um cosmético certo que deixem que o tempo se encarreguem de fazer com que os cabelos voltem a crescer e que a verdadeira força esteja sempre na pureza de alma no encontro com a paz na sinceridade inclusive do perdao so auto perdao. Aqui fica a nossa exortação: não adormece como Sansão, ô homem! Desperta-te e vigia! Agora mais do que nunca, o eleito sabe que já é hora de despertar do sono.
Não busqueis abrigo ou agasalho nas vossas igrejas, como Sansão aconchegou-se sobre os joelhos da Dalila. Porque a verdadeira segurança, só está em se pre dispõe ao amor incondicional este é o verdadeiro refúgio.
Que Deus abençoe poderosamente a vida de todos nós...
Que a capacidade de refazer seja infinita assim como é o amor de Deus.
BOM DIA ROSANE....APÓS LER SEU TEXTO, PUDE VER SUA SENSIBILIDADE COM O SER HUMANO POIS TODOS NOS ERRAMOS AS VEZES POR NÃO TERMOS A CONDUTA CERTA SEMPRE QUEREMOS ALGO QUE NÃO NOS PERTENCE.....MAIS A VIDA NOS ENSINA A LUTAR E BATALHAR POR AQUILO QUE DESEJAMOS POIS SIM DE UMA JEITO CORRETO DE SER......PARABÉNS AMIGA
ResponderExcluir