terça-feira, 12 de novembro de 2013

Um pedaçinho de Aracaju nos sonhos de Rosane






Na ponta sul de Sergipe, próximo à divisa com a Bahia, encontramos a mais bela praia do estado. A Praia do Saco ou da Boa Viagem, como também é conhecida, está localizada no município de Estância a 68 km da capital, Aracaju.
Com uma pequena enseada de 5 km, a Praia do Saco contém os principais ingredientes para um perfeito cenário de filme: areia branca e fofa, mar calmo e cristalino, diversos coqueiros e formações rochosas que terminam de compor a paisagem.Para quem busca mais sossego, a segunda parte da praia é mais recomendada. Com apenas um quiosque, é o lado mais deserto. Além das belas paisagens naturais, temos entre as poucas, mas luxuosas, casas à beira-mar, uma capela construída em 1938, que está fechada. Segundo moradora local, o bispo da cidade de Estância retirou os santos com medo de que o mar avançasse na capela. O local abrigava as imagens de Nossa Senhora da Boa Viagem e de Jesus de Boa Viagem, padroeiros do povoado.

Na linha do horizonte, avista-se Mangue Seco, a última praia do norte do estado da Bahia. As belezas desta praia foram mostradas em 1989, na novela "Tieta", adaptação do romance "Tieta do Agreste", do escritor baiano Jorge Amado. Da Praia do Saco é possível ir de lancha para o Mangue Seco. O passeio faz sua primeira parada na Ilha da Sogra, um banco de areia com cerca de um km de extensão, visível apenas na maré baixa. Além do lindo visual do local, de um lado ela é banhada pelo rio Real e do outro, pelo mar. A lancha também passa pela linda ponta da Ilha do Saco.

Nada melhor que um passeio pelas dunas para finalizar o dia. O passeio de buggy dura em média 40 minutos e percorre todas as dunas da região. Na praia há opções de pousadas e várias casas de veraneio. Se você escolher dormir na região, não há nenhuma opção de lazer noturno nos arredores. Para quem está hospedado em Aracaju, diversas agências de viagem fazem o trajeto por cerca de R$ 60 por pessoa.

A ida da capital de Sergipe até o litoral sul do estado já vale a pena pelas lindas paisagens do caminho, como a passagem pela nova ponte Joel Silveira, sobre o rio Vaza-Barris e as centenas de coqueiros por toda a estrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Só envelhece quem não tem sonhos. Quem se deita sem um sorriso. Quem deixa de acreditar em novos começos e histórias.  Quem deixa de querer...