Excelente texto!
A mulher moderna é uma mulher cansada. Vá me desculpando a franqueza, mas, de cada cinco amigas que tenho, cinco estão cansadas.
É um tal de preciso ser aprovada no concurso de juiz, na prova de residência, na entrevista de emprego, combinado com tenho que me arrumar para o primeiro encontro do ano (e olha que estamos em setembro. Os homens andam ruins de serviço).
A mulher moderna está cansada. Ela está cansada do cara que tem 35 anos e joga a mesma conversa fiada dos 15. Ele só substituiu a desculpa. Antes, ele não podia, porque tinha prova. Agora, ele não pode, porque “surgiu uma urgência no escritório” (o nome da “urgência” é desinteresse, mas ele quer mantê-la, de alguma maneira, envolvida).
No campo dos afetos, a mulher moderna procura a mistura do homem evoluído com o cara que lhe desenharam na adolescência. Um sujeito que entende sua independência, que quer vê-la crescer, que se empolga com seus projetos (homem evoluído) e, ao mesmo tempo, que lhe transmite segurança, que tem ambição e que é firme em seus princípios (homem ideal da adolescência). Em resumo, ele sabe o que quer, quando quer e com quem quer. E, no caso, ela é o “com quem”.
A mulher moderna está cansada. Cansada da futilidade da sociedade. Ela não aguenta mais tanta gente fingindo que é feliz, com a tristeza estampada nos olhos. Tanta gente fingindo ter a condição financeira do Jorge Paulo e usando o cheque especial do Itaú. Tanta gente se dizendo amiga sem ter a menor intimidade.
Mas, calma, a mulher moderna tem esperança. Ela, de alguma forma, continua firme. A verdade é que ela se tornou uma pessoa prática. Ela quer crescer profissionalmente. Então, dê a ela uma oportunidade e ela fará um trabalho impecável. Ela quer construir uma relação. Então, seja um homem leal e ela vai lhe entregar o seu tempo, o seu carinho e o seu futuro. Assim, juntos, vocês serão uma família. E ela quer ter amigos de vida. Ninguém é ou será tão parceiro quanto ela.
Em síntese, a mulher moderna é uma mulher de verdade, procurando gente de verdade, com vontade de construir uma história de verdade. Se você não for assim, favor não se aproximar. A mulher moderna agradece.